Tradicional moinho colonial, movido atualmente por turbina d’água. Originalmente o moinho era de madeira, movido por duas rodas d’água. Foi construído em 1910 por Pietro Merlin que, em 1914, vendeu para Pedro Bertarello. É um dos mais de 60 estabelecimentos movidos á roda d’água do período de prosperidade da Linha Palmeiro que, desafiando o tempo, conserva-se até os dias atuais. Foi desativado e transformado em depósito durante o período de crise dos moinhos, em 1977. O moinho foi reativado em 1989 e passou a contar com o apoio do Projeto Caminhos de Pedra em 1994. Atualmente continua produzindo farinha de milho. O prédio atual é de 1953 e pertence à família Bertarello.
Ao lado do moinho podem ser observados os pilares da velha ponte. O relatório da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura e Obras Públicas de 1883 registra: “… tendo sido construída sobre o Rio Buratti uma ponte com vão de 20 metros, encontros e pegão de alvenaria e pedra seca.” O pilar central e os “pegões” laterais que ainda lá se encontram são, portanto, uma obra do tempo do Império, no tempo em que era utilizada apenas por carroças. Mais tarde a ponte foi reforçada e adaptada para o trânsito de carros e caminhões. Os dois pilares de reforço já ruíram.