HISTÓRICO DA CASA DA MEMÓRIA MERLIN
É a maior casa de pedra de toda a região. Conta, ao todo, com 43 aberturas, 3 pavimentos e um total de 400 m2 de Área construída. No período de apogeu da Linha Palmeiro as casas eram grandes e expressavam a prosperidade da família que, normalmente, era numerosa. A casa Merlin foi construída em duas etapas pelas mãos do imigrante Pietro Merlin. Ela foi rebocada nos anos 60. O reboco foi removido na década de 1980 por Alcides Merlin, permitindo que a mesma recuperasse a imponência e beleza originais.
EQUIPE TÉCNICA
Nome do Profissional: Oltramari Arquitetura Ltda
Função: Responsabilidade técnica/execução, administração e gerenciamento da obra
Nome do Profissional: Cristina Seibert Schneider
Função: Gestão Cultural
Nome do Profissional: Anderson Miguel Christ
Função: Agenciamento e apoio na captação
Nome do Profissional: Katiana Sehn
Função: Contadora
PROJETO DE REABILITAÇÃO DA CASA DA MEMÓRIA MERLIN
O presente Projeto visa a reabilitação da Casa da Memória Merlin, edificação que é Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves, através da Lei Municipal nº 5.416, de 19 de janeiro de 2012.
O novo uso prevê:
- Espaço para exposições temporárias relacionadas a imigração italiana na região, bem como a memória do processo de construção da edificação e da família Merlin.
- Sede da Associação Caminhos de Pedra que possui mais de 25 anos e mais de 70 associados constituindo um roteiro turístico consolidado.
- Local para a realização das atividades culturais dos grupos folclóricos, como o Grupo de Danças folclóricas italianas Caminhos de Pedra adulto e infantil, Coro Caminhos de Pedra, Grupos de Flautas Doces, Grupo Teatral São Miguel e Banda Musical São Pedro.
- Guarda do acervo das famílias dos descendentes dos imigrantes italianos e da própria edificação, que será contemplada com a instalação de uma reserva técnica, uma sala de restauração e espaço para pesquisa.